quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A aprendizagem na perspectiva behaviorista

Para os behavioristas a aprendizagem é um processo determinado externamente de natureza mecânica que ocorre por arranjos de contingências e por condicionamentos, havendo programações prévias para que se chegue ao comportamento final desejado, mas para isso, serão mantidos os reforçadores arbitrários, tais como: elogios, notas e prêmios. Assim, este conceito é reducionista ao descartar a subjetividade, pois o estímulo pode ser o mesmo, mas a resposta pode ser diferente. Portanto, além de ocorrer transformações externas, haverá também mudança cognitiva, intelectual, afetiva, psicossocial e psicomotora. Ao analisar a abordagem comportamentalista, percebo que o aprender é visto como uma retenção de conhecimentos e não como um fenômeno social, cultural, psicológico e histórico que tem como conseqüência atitudes política, estética, ética e sentimental. No campo da educação, os processos de aprendizagem que utilizam os princípios teóricos de condicionamento operante, levam o aprendiz a ter pouca participação, não necessitando de uma participação própria, sendo sempre manipulado por alguém que seleciona reforços para conseguir alguma aprendizagem. Portanto os comportamentalistas se limitam ao fato observável, sem levar em consideração a análise introspectiva do educando.
Esse tipo de aprendizagem leva o educando a reproduzir o estilo europeu, americano ... esquecendo-se de seus próprios valores.

2 comentários:

  1. Esse tipo de aprendizagem forma o indivíduo que aceita tudo que lhes mandam fazer porque foi formado desta forma. Infelizmente ainda hoje esse tipo de educação faz parte de todo país. É o black box.

    ResponderExcluir
  2. Essa abordagem acredita que o aluno chega à escola sem conhecimento algum. E tudo que ele aprende vem do professor. Os principais estudiosos dessa área são Pavlov e Watson com a teoria do estímulo resposta. Nessa perspectiva, o indivíduo é como se fosse uma caixa preta porque o conhecimento seria armazenado e reproduzido pelo mesmo de forma mecânica. O professor passa o conhecimento, dando estímulos através de notas, prêmios, promovendo o estudante. Faço uma crítica ferrenha a esse tipo de ensino-aprendizagem. Contudo, isso não quer dizer que tudo que é tradicional é ruim, pois algumas professores distorcem essa concepção. Nem tudo é construtivismo.

    ResponderExcluir