segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ler ou não ler, eis a questão.


Essa semana fui ao Shopping pagar as contas (greve dos bancos). Quando peguei o ônibus de volta pra casa, três meninas sentaram-se próximas a mim. Quando uma delas falou:

- Não gosto de ler, minha cabeça está doendo. Quem ler envelhece rápido porque quando somos crianças perguntamos o porquê de tudo e quando crescemos e estudamos já temos a resposta de tudo e as "coisas ficam chatas...

Mas uma colega lhe interrompe:

- Eu não acredito que ler e estudar nos envelhece, para mim rejuvenesce. A mente fica ocupada e quanto mais lemos queremos saber mais. Pensaremos em outros porquês pra falar, só que desta vez as perguntas são mais complexas.

E pra você?




5 comentários:

  1. mais dá preguiça kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas concordo

    ResponderExcluir
  2. Se lembre de Gilberto Gil, complexidade da pergunta e você não vai ter preguiça. Sei que agora mesmo você está lendo aquele livro todinho. Rsssss

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de "meter meu bedelho" ai. A sua postagem me levou a uma reflexão e enveredei por uma série de pequenas conexões. Eu vejo como sendo a aquisição de cultura o principal objetivo da leitura. Quem foge da leitura, foge da cultura, ou pelo menos tenta. Segundo Edward B. Taylor, a cultura é:"aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Logo então, a cultura está presente em todos os cantos e em todos os tempos. Ela é onipresente e atemporal, pode ser superficial ou profunda, relevante, ou não, mas ainda assim sempre estará presente. Acho a leitura de vital importância, mas a aquisição de cultura é inevitável, visto que a mesma se dá de maneira involuntária a depender da situação. Então, a fuga da leitura como fuga do conhecimento é prejudicial, mas ineficaz no âmago de seu "intuito". Acho que viajei muito... rs.

    ResponderExcluir
  4. Olá Elton! Obrigada pelo comentário, ele é característico de um bom leitor.
    Acredito que criamos "fugas" pra tudo. Se terminamos com a pessoa que amamos, buscamos estratégias para esquecê-la ou voltar com ela não é mesmo. Se queremos estudar para o vestibular, vamos em busca de um curso, livros, internet, amigos... A vida é assim mesmo, daria até para escrever um livro: A fuga (teria duplo sentido).

    ResponderExcluir
  5. Acho que ler é importante porque aprendemos e conhecemos a nós mesmos e ao mundo.

    ResponderExcluir